No 23 de agosto de 2024, a Orquestra de Sopros Paulista (OSP) realizou uma apresentação única do concerto Gran Partita de Mozart, sob a regência do maestro Allan Caetano de Paula. O evento aconteceu no CEU Jaguaré, em São Paulo (Av. Kenkiti Simomoto, 80, bairro Jaguaré), aberto ao público com entrada gratuita.
O concerto faz parte da Jornada Erudita, uma iniciativa que visa democratizar o acesso à música clássica, realizada pela Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (CDMSP) em parceria com a Orquestra de Sopros Paulista (OSP), e conta com o apoio da Raízen e do Grupo Ribeiro Caram. A jornada Erudita 2024 é realizada com recursos da Lei Rouanet, o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) do Ministério da Cultura (MinC).
A Serenata nº 10 para sopros em si bemol maior, K. 361/370a, mais conhecida como Gran Partita, é uma das principais criações de Mozart para instrumentos de sopro. Composta entre 1781 e 1782, a peça é escrita para um conjunto incomum de 13 instrumentos: dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes, quatro trompas, dois cornos di bassetto (clarinetes baixos) e um contrabaixo.
Considerada fundamental no repertório da música clássica, esta obra-prima da harmoniemusik oferece uma experiência musical rica e envolvente, reetindo a genialidade de Mozart ao inovar e expandir os limites da música de sua época. O movimento nal do concerto apresentado pela Orquestra de Sopros Paulista (OSP) contou com um arranjo vibrante da De Banda, composto por Max Ferreira.
Jornada Erudita
A Jornada Erudita tem como missão democratizar o acesso à música clássica e instrumental, levando concertos e workshops à comunidades de diversas cidades do Brasil. Esta iniciativa marca um momento especial na trajetória da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, que, após um período de reestruturação, rearma seu compromisso com a formação de músicos e artistas e com a promoção da cultura. A iniciativa tem o apoio da Raízen e do Grupo Ribeiro Caram.
Orquestra de Sopros Paulista
A Orquestra de Sopros Paulista é reconhecida por suas apresentações vibrantes e pela excelência de seus músicos, proporcionando ao público experiências musicais memoráveis.
Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo
A Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo é uma entidade com mais de 100 anos e que por muitos foi referência na formação de músicos e artistas, com uma longa trajetória de contribuição para a cultura brasileira. Atualmente volta a ativa para ser um hub para a cultura da música, principalmente a clássica e a arte dramática.
Raízen e empresas do grupo Ribeiro Caram
A Raízen e o grupo Ribeiro Caram são empresas comprometidas com o desenvolvimento social e cultural do país, apoiando iniciativas que promovem o acesso à cultura e à educação.